A quando os testes de seleção são usados no processo de forma correta e aplicado por profissionais autorizado e certificados, a probabilidade do candidato selecionado permanecer na empresa é maior do que em um processo sem critérios ou inconsistente. É válido registrar que nos testes psicológicos, apenas os psicólogos são habilitados a aplicação, segundo o Conselho Federal de Psicologia.

Os testes, além de darem maior eficiência ao processo de seleção, transmitem credibilidade e confiança aos participantes. Portanto, invista na imagem da sua empresa, busque apoio em ferramentas que podem lhe ajudar e escolher o melhor candidato para seu time.

Separamos alguns testes interessantes que você pode aplicar:

      1.Teste de Análise de perfil com base no DISC

A Ferramenta capaz de classificar o comportamento humano em quatro bases principais, norteadas por dois eixos fundamentais que medem a ação do ser humano sobre o ambiente e vice-versa em um dos eixos e a ação da pessoa em relação às outras pessoas no outro eixo. A combinação desses eixos formam os quadrantes DISC, classificados como DOMINÂNCIA, INFLUÊNCIA, ESTABILIDADE e CONFORMIDADE.

Por meio da análise do seu DISC você terá a oportunidade de conhecer com mais profundidade os candidatos a seleção, descobrindo quais dos perfis se encaixam melhor para realizar as atividades e desafios do cargo.

  1. Teste de Raciocínio Lógico (inteligência não verbal)

Esse teste psicológico serve para medir a tendência da capacidade intelectual do indivíduo. Analisa o desempenho do candidato na hora de solucionar problemas, interpretar textos, planejar ações e tomar decisões em um curto período de tempo.

  1. Teste de Atenção Concentrada

O teste de atenção concentrada, que é um teste psicológico, avalia a capacidade da pessoa de manter a
atenção concentrada no trabalho realizado durante um período determinado. É usado, principalmente, para profissionais que precisam de um foco maior ou quando o seu funcionário apresenta alguma dificuldade de concentração. Desse modo, você pode descobrir se é falta de estímulo do trabalho ou apenas uma capacidade reduzida de concentração.

  1. Teste Bateria Fatorial de Personalidade – BFP

É um instrumento psicológico construído para a avaliação da personalidade a partir do modelo dos Cinco Grandes Fatores (CGF), que inclui as dimensões Extroversão, Socialização, Realização, Neuroticismo e Abertura para novas experiências. Entre seus fatores, avalia traços tais como vulnerabilidade ao sofrimento, passividade, instabilidade, nível de comunicação, dinamismo – assertividade, competência, ponderação, extroversão, nível de comunicação, empenho, realização, busca por novidade, entre outros.

  1. People Skills 

É uma solução que através de questões objetivas mapeia 31 competências comportamentais de forma simples e intuitiva em poucos minutos. Essa ferramenta de avaliação vem contribuindo para contratações mais assertivas, para o desenvolvimento da gestão estratégica de talentos e para promover o autoconhecimento. Neste relatório, você terá acesso às análises descritivas, numéricas e gráficas, destacando os pontos fortes e observando pontos que podem requerer o desenvolvimento em relação ao perfil mapeado.

  1. Quati

É uma avaliação que visa definir os padrões cognitivos e de comportamento de um indivíduo, classificando esses estilos por meio de tipologias de personalidade, através desse teste é possível revela o que os profissionais escolheriam fazer ou não em determinadas situações, se a pessoa tem facilidade para se relacionar de maneira saudável com colegas e parceiros profissionais; se apresenta mentalidade empreendedora; se é uma pessoa resiliente; se há interesse e facilidade de se aprofundar na profissão, tornando-se especialista; se o indivíduo é observador e toma decisões baseadas na razão ou na emoção; se o profissional é uma pessoa intensa, realista e prática, ou conservador e estável; se tem facilidade para criar a inovar, entre outras particularidades que se adequam aos mais variados setores de atuação e cargos a serem ocupados.

  1. Análise Comportamental Cerebral 

Trata-se de um método de avaliação comportamental com base em quatro dimensões de análise, que são:

Ativador: como uma pessoa lida com problemas e desafios;

Idealizador: como uma pessoa lida com pessoas e como às influencias;

Comunicativo: como uma pessoa lida com mudanças, e seu ritmo;

Organizador: como uma pessoa lida com regras e procedimentos determinados por outros.

O método reflete tendências e demonstração de possíveis comportamentos potenciais e limitantes, que podem prejudicar na conquista de metas e objetivos, sejam organizacionais e pessoais.

A Solução e Gestão, realiza aplicações de testes de acordo com o cargo em questão para averiguar melhor as observações levantadas no processo da entrevista e dinâmica de grupo.

Apesar da entrevista de competência ser instrumento utilizado e que consegue compreender o perfil do candidato durante o processo de seleção, os testes são balizadores no processo decisório.

Para transformar o processo de seleção da sua empresa mais eficiente e assertivo, fale com a Solução e Gestão!