Nós somos seres de natureza gregária, desde o nascimento vivemos em grupo, as pessoas necessitam de interação, e vivem numa constante busca de sua identidade individual e da necessidade de uma identidade grupal e social, o que leva ao surgimento de vários fenômenos positivos e negativos no grupo.

O estudo dos grupos se faz necessário para entendermos a relação indivíduo – sociedade, pois o grupo é condição para superarmos o individualismo. Esse estudo se chama dinâmica de grupo, que é uma ciência interdisciplinar, que tem influência da psicologia, sociologia e antropologia, pode ser aplicada em vários campos do saber humano, o seu método pode ser utilizado em diversas áreas: na saúde, na educação, na administração e no serviço social (em intervenção familiar, saúde mental, sala de aula, desenvolvimento de equipes de trabalho, seleção de novos funcionários, integração de grupos).

Esse conhecimento possibilita fazer uma leitura do funcionamento do grupo e compreender os fenômenos que mobilizamos nas nossas relações grupais, estudando o grupo a partir da sua dinâmica, objetivando o alcance de um resultado, como por exemplo, aumentar a cooperação, melhorar a comunicação e as relações interpessoais, desenvolver criatividade, reduzir as tensões, desenvolver liderança.

Para um resultado eficaz da dinâmica de grupo se faz necessário ter a competência específica para o desenvolvimento do trabalho. O método aplicado adequadamente leva as pessoas a novos comportamentos.

Texto de contribuição da Professora e Psicóloga, Eliete Lima.