Antes de mais nada, é preciso resgatar o conceito de grupo, que para Kurt Lewin, só existe grupo quando existir coesão e sentimento de pertencimento, sendo necessário que vários indivíduos experimentem a interação das emoções dentro de um contexto e objetivo comum, que estas emoções sejam suficientemente intensas para integrá-los e deles fazer um grupo, que, finalmente, o grau de coesão atingido por esses indivíduos seja tal que eles se tornem capazes de adotar o mesmo padrão de comportamento. Lewin (1948) afirma que o indivíduo é função do grupo e todo comportamento dele deve ser visto como resultante da totalidade dinâmica do grupo.

Mas o que é dinâmica de grupo? Implica no estudo de investigação da natureza do grupo e das relações indivíduo-grupo. Diante disso, onde houver a constituição de grupo, independente do contexto, você poderá estudar a natureza desse grupo.

As técnicas de dinâmica de grupo são recursos facilitadores, veículos para o estudo de grupo, sendo possível observar e conhecer o comportamento humano no grupo. As técnicas também favorecem a aprendizagem.

As técnicas de grupo visam à aprendizagem, integração, investigação e desenvolvimento de pessoas, elas podem ser realizadas em situação de diagnóstico, seleção de pessoal, em treinamento, com a finalidade de integração, resolução de conflito, desenvolver times, podem ser aplicadas em situação terapêutica, entre outros.

Texto de Rosana Freire, Psicóloga, Professora, Especialista em Dinâmica de Grupo e Mestre.